Doze anos da Missa Tridentina em Montes Claros – Um marco histórico

Os fiéis católicos de Montes Claros e região receberam a imensa graça de assistir, no último dia 25 de agosto, à Missa Tridentina Pontifical, em comemoração aos 12 anos do retorno da Missa em Montes Claros.
Tempo Estimado de Leitura: 7 minutos

Doze anos da Missa Tridentina em Montes Claros – Um marco histórico

Os fiéis católicos de Montes Claros e região receberam a imensa graça de assistir, no último dia 25 de agosto, à Missa Tridentina Pontifical, em comemoração aos 12 anos do retorno da Missa em Montes Claros.
Tempo Estimado de Leitura: 7 minutos

Para comemorar os 12 anos de retorno da Santa Missa Tridentina, Montes Claros recebeu a especialíssima visita de Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. O próprio Dom José Carlos, Arcebispo local, sugeriu convite a Dom Fernando Rifan, então o Padre Gledson (capelão da Missa Tridentina) junto com a SSVM e mais alguns fiéis da confraria tomaram a iniciativa de convidá-lo e pedir a autorização para que o mesmo Dom Fernando pudesse celebrar uma Missa Pontifical [1] no rito tridentino na Catedral de Montes Claros, no domingo, dia 25 de agosto, mesma data em que tivemos o retorno da celebração do rito na cidade, após décadas. A visita de Dom Fernando foi marcada ainda por várias outras atividades significativas para o apostolado local, conforme se verá neste texto.

Apesar da agenda repleta de compromissos para o fim de semana de visita pastoral, Dom Fernando aceitou, com muito agrado, o convite para ir conhecer a Chácara Mãe do Bom Conselho, ao fim da tarde de sábado (24/08). O terreno foi recentemente adquirido pela Associação Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho – composta por alguns membros da SSVM -, com auxílio da Providência Divina e a ajuda generosa de benfeitores. O propósito é que o local seja futuramente um ponto de retiros e apostolado, distante a apenas 6 km da área urbana da cidade, na saída para Juramento/MG. Acompanharam o bispo, além do presidente da SSVM e filhos, o Pe. Gledson Eduardo (que se impressionou com as medidas da chácara – 2 mil m2), e mais alguns amigos da SSVM, que também admiraram a beleza do local. O bispo deu a bênção apropriada ao terreno, com o ritual romano, e também o consagrou a Nossa Senhora sob o título de Mãe do Bom Conselho. Em suas preces, acrescentou: “Que esta Sede seja um local de oração, estudos e acolhimento!” e concluiu com palavras de otimismo e satisfação.

Dom Fernando visita a Chácara Mãe do Bom Conselho e a abençoa

No domingo, 25 de agosto, ocorreu o ápice da visita de Dom Fernando às terras norte-mineiras, com a celebração da Missa Pontifical na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A Missa Pontifical contou com a participação do Pe. Jean Marcos, AASJMV, nas funções de diácono, do Pe. Carlos Henrique, O. Praem, como subdiácono, e do Capelão da Missa Tridentina em Montes Claros, Pe. Gledson Eduardo, como Padre Assistente.

Importante também ressaltar a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom José Carlos, assistindo à Missa. Dom José deu apoio fundamental à celebração da Missa na Catedral (que é propriamente a sua sede). E após a Missa, ao trocar estimas com Dom Fernando, disse a ele que “as portas estão abertas” para que o Bispo de Campos possa, sempre que desejar, retornar ao solo norte-mineiro.

Assistir à Missa Tridentina, na ocasião da comemoração dos seus 12 anos de retorno em Montes Claros, em uma Catedral lotada, celebrada em uma das suas formas mais solenes, revela o anseio dos católicos norte-mineiros em ver resgatado cada vez mais esse tesouro litúrgico da Igreja.

Missa Pontifical na Catedral Nossa Sra. Aparecida (Montes Claros – MG)

Após a Santa Missa, Dom Fernando se encaminhou para o salão paroquial onde pôde desfrutar de um saboroso almoço na companhia de Dom José Carlos, dos padres e de algumas famílias e amigos da SSVM. Os bispos e os padres puderam interagir e conversar mais à vontade e os presentes também tiveram oportunidade de uma interação mais próxima.

Na tarde do mesmo dia, Dom Fernando foi acompanhado por membros da SSVM para conhecer a Sala Mãe do Bom Conselho, localizada no centro da cidade, há poucos metros da Catedral. Logo ao entrar, foi-lhe informada a importância do local para grupos de estudos e para apoio ao apostolado da Missa Tradicional em Montes Claros: ensaios do coral e de acólitos, reuniões, conferências e estudos.

Foi ainda contado um pouco da história da Sala, inaugurada em 2016, sob a bênção do saudoso Pe. Henrique Munaiz, S.J., muito amigo de membros da SSVM. Na ocasião, foi mostrado a Dom Fernando o quadro do Papa Francisco em detalhes, presente na sala desde a inauguração. O bispo ainda pôde folhear alguns livros da biblioteca da Sala e apreciar alguns quadros do atelier Maria Semper. Dom Fernando ainda recebeu de presente, das mãos do Presidente, um quadro de “Nossa Senhora da Soledade” e um exemplar do livro “A Mulher e a Serpente”, de autoria do Pe. Júlio Maria de Lombaerde, em edição lançada em 2023, pela SSVM, em parceria com a Editora Calvariae. Perguntado se conhecia o Pe. Júlio Maria, Dom Fernando não apenas confirmou como ainda disse ter prefaciado algumas obras do missionário.

O Presidente da SSVM ainda aproveitou a visita para narrar a Dom Fernando o episódio que marcou a tentativa frustrada de retorno da Missa Tridentina, em 18/08/2012, em que o saudoso Pe. Henrique, na porta da igreja Matriz, após ter a encontrado de portas fechadas, predisse o seguinte: “Na semana que vem, em 25/08, dia do soldado e de São Luís Rei [2], estaremos aqui, firmes para celebrar os santos mistérios!”. Pela graça de Deus, tais palavras se confirmaram e, após mais de 40 anos, a Santa Missa Tridentina, enfim, voltava a ser celebrada em Montes Claros, no dia 25/08/2012. Após escutar o relato, Dom Fernando só pôde complementar: “E é o que estamos comemorando hoje, após 12 anos!”.

Dom Fernando visita a Sala Mãe do Bom Conselho

Encerrada a visita à Sala MBC, o incansável Dom Fernando dirigiu-se novamente ao salão paroquial e recebeu dezenas de pessoas para uma conferência sobre “A vida de oração do católico”. Na conferência, ele ressaltou a Missa como a mais importante das orações e frisou a importância de mantermos a fidelidade à Santa Igreja e ao Papa. Depois da rica preleção, prontificou-se a responder as dúvidas dos fiéis, explicando sobre a Administração apostólica, sobre vocações, etc. Por fim, mais uma vez se prontificou a fazer fotos e conversar em particular com algumas pessoas, enquanto era servido um delicioso coffebreak.

É com muito gosto que registramos aqui nossa gratidão a Dom Fernando e a Dom José Carlos; e também aos padres Gledson, Jean Marcos e Carlos; agradecemos ainda aos acólitos, ao coral, aos fotógrafos e, por fim, a todos os fiéis que lotaram a Catedral Metropolitana de Montes Claros nesse dia histórico. Deus os recompense abundantemente e que os frutos da Santa Missa Tridentina se multipliquem cada vez mais. Abaixo, apreciemos algumas imagens:


Espaço em branco

Fotos:
Max Mota
Laura Tupinambá
Romilda Ferreira

Referências e Notas:

1.  Nome que se dá à Missa solene (cantada) celebrada pelo bispo. Por seu turno, denomina-se prelatícia a Missa rezada celebrada pelo bispo.

2.  A SSVM se alegra em custodiar uma relíquia de 1º grau do grande São Luís, Rei de França.

Nota da Edição do Site: A opinião dos articulistas não reflete necessariamente a posição da Sociedade da Santíssima Virgem Maria.

Maria Sempre!

Compartilhe e ajude-nos a evangelizar:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quatro =