Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Grupos de Estudos

Médico ministra conferência sobre morte de Cristo sob uma visão científica
"O zelo nos colóquios espirituais muito ajuda no progresso interior, sobretudo quando associam-se em Deus pessoas que têm coração e espírito semelhantes." (Imitação de Cristo, cap. X)

Os grupos de estudos são a base da formação católica proporcionada pela SSVM.

O GESTA (Grupo de Estudos Santo Tomás de Aquino) foi criado em 2010, após a experiência de vários pequenos grupos criados em anos anteriores. Suas conferências foram, para inúmeros jovens da cidade de Montes Claros e região, o primeiro contato com a tradição da Igreja, servindo-lhes de despertar para a busca de um maior conhecimento da fé católica, em seus vários aspectos, bem como de impulso para uma vida de oração. Durante muito tempo, as reuniões  ocorreram nas casas dos próprios membros, até que o Instituto passasse a dispor de uma estrutura física para sua sede oficial. Com o correr dos anos, o número de almas que a Providência levou a conhecer a SSVM aumentou, assim como as exigências de apostolado, o que levou à criação de outros grupos de estudos.

O GESIL (Grupo de Estudos Santo Irineu de Lyon), numa ação estratégica de apostolado, realizou conferências durante 02 anos (10/2016 a 10/2018), apresentando temas mais específicos que o GESTA, como o estudo do Catecismo do Pe. Boulenger e das cartas pastorais de Dom Antônio de Castro Mayer.

O GEMBC (Grupo de Estudos Mãe do Bom Conselho) foi criado em 01/2019 e é o mais novo grupo de estudos da SSVM. Nasceu da união do GESTA com o GESIL, permitindo a integração entre os assuntos estudados e o entrosamento entre os participantes de ambos os grupos. Suas reuniões ocorrem aos sábados, às 19h30. Variados temas relacionados à Igreja são apresentados e debatidos entre os participantes e, logo após, sempre ocorre uma agradável convivência entre os presentes, favorecendo a edificação mútua.

O GESF (Grupo de Estudos Santa Filomena), criado em 2011, é o grupo de estudos feminino da SSVM, sendo, por isso, um ambiente bastante propício à formação e edificação de moças e senhoras. As reuniões do GESF são quinzenais, aos sábados, às 17h. Anualmente, o grupo realiza o “Chá das Moças”, tendo obtido grande êxito até aqui em suas 4 edições. Além disso, em 2018, o GESF inaugurou o Blog “Mulheres da Tradição”, no qual são publicados edificantes textos e excertos de livros de espiritualidade católica.

Em setembro de 2017, foi criado o Grupo de Estudos Doutor Angélico (GEDA), com integrantes de Montes Claros e de outras cidades. O grupo se reúne semanalmente, nas manhãs de domingo, com a finalidade de estudar a filosofia e a teologia de Santo Tomás de Aquino, tendo por base as aulas da Escola Tomista, do eminente Professor Carlos Nougué. Registre-se aqui a exitosa realização do “I Encontro de Estudos Tomistas”, em 20 de maio de 2018, que contou com apresentações artísticas, culturais, conferência ministrada pelo Sr. Victor Augusto (psicólogo tomista) e uma saudação em vídeo do Professor Nougué. A SSVM parabeniza vivamente o Professor pela nobre iniciativa e crê, juntamente com ele, que o estudo da obra do Doutor Comum da Igreja é o caminho inescusável para o resgate dos autênticos valores cristãos na sociedade atual. “O Tomismo não salvará o mundo, mas sem ele o mundo não se salvará.” (Carlos Nougué)

Louvamos a Deus pelo profícuo trabalho empreendido nos grupos de estudos da SSVM, o qual tem gerado inúmeros frutos de conversão na cidade de Montes Claros e região e possibilitado aos seus frequentadores crescer no conhecimento dos vários aspectos relacionados à fé católica.

Abaixo, algumas fotos de encontros, conferências e eventos realizados pelos grupos de estudos da SSVM: