Na última segunda-feira, 25 de agosto, os fiéis de Montes Claros – MG se reuniram, excepcionalmente, na capela do Colégio Imaculada Conceição, para assistirem a uma Missa Cantada celebrada pelo reverendo Pe. Jean Marcos, da Administração Apostólica São João Maria Vianney. E assim celebraram, de maneira sublime, os 13 anos do retorno da Missa Tridentina na cidade!
Apesar de se tratar de uma segunda-feira à noite, um considerável número de fiéis marcou presença, demonstrando zelo e amor pela liturgia tradicional. O coro executou com grande beleza e devoção os cânticos próprios, elevando ainda mais a nobreza da celebração. Enquanto isso, mais dois sacerdotes permaneceram disponíveis para ouvir confissões ao longo da Santa Missa, permitindo que muitos pudessem se reconciliar com Deus naquele momento tão especial.
A Missa, em toda a sua sublimidade, recordou aos presentes a riqueza e o valor espiritual do rito romano tradicional, que há séculos santifica gerações de fiéis e continua sendo fonte de graças e fortaleza para a vida cristã. No sermão, o padre enfatizou o valor da liturgia católica, que é o modo como Deus quer ser adorado; recordou de São Luís Rei, santo do dia e zeloso para com as coisas de Deus; bem como de São João Maria Vianney, exemplo de sacerdote por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Santa Eucaristia.

Durante sua estadia em Montes Claros, o Pe. Jean Marcos não se limitou à celebração litúrgica. Ele realizou uma verdadeira jornada de bênçãos, visitando casas e famílias, oferecendo confissões e levando a presença da Igreja a diversos lares. Em sua passagem pela cidade, o padre proporcionou ainda uma conferência sobre a liturgia tradicional, realizada na sala “Mãe do Bom Conselho”, da Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM, onde partilhou reflexões profundas acerca da importância e atualidade da Missa de sempre.
Ao longo desses 13 anos, manter viva a celebração da Missa Tridentina em Montes Claros não tem sido tarefa fácil. Foram muitos os desafios, mas também inúmeras as graças e frutos espirituais. Nesta data jubilar, cabe um especial agradecimento ao Padre Gledson, capelão da confraria local que há muito nos acompanha nesse intento de manter a Missa Tridentina.


Agradecemos ainda ao Padre Fredson, que sempre nos ofereceu apoio, e às Irmãs do Sagrado coração de Maria, que gentilmente nos recebeu em sua capela e cedeu hospedagem ao padre visitante. E agradecemos, sobretudo, a Dom José Carlos, Arcebispo Arquidiocesano, que, com paternal solicitude, permitiu e acompanhou esse apostolado. Por fim, e de modo muito especial, externamos nossa gratidão ao Padre Jean Marcos, que veio de São Lourenço, especialmente para esta ocasião memorável.
Que a perseverança desses 13 anos seja apenas o prelúdio de muitos outros, para que as futuras gerações também possam beber das riquezas espirituais da Santa Missa Tradicional. Deo gratias!































































































Espaço em branco