Saulo, membro da seita dos fariseus, segundo a tradição, viajou a cavalo para Damasco enquanto tramava perseguir os discípulos de Cristo. Encontrou em seu caminho a manifestação de Jesus Glorioso, que lhe revelou aquela pergunta “Por que me persegues?”, provocativa de sua conversão (a queda do cavalo).
O Salvador escolheu Saulo, que doravante será chamado Paulo, para que, auxiliado pelo Espírito Santo, proclamasse o evangelho aos gentios (todos os não judeus) e, assim, eliminasse qualquer tentação fechada de transformar a fé cristã em uma divisão do judaísmo e dirigida apenas aos judeus.
Lendo o relato bíblico no livro dos Atos dos Apóstolos, devemos nos debruçar sobre essa questão cheia de amor: POR QUE ME PERSEGUES? A palavra “ME” é fundamental: ao perseguir os discípulos de Cristo, Saulo perseguiu a Igreja. E se Jesus Cristo pergunta “por que você me persegue?”, significa que Cristo se identifica totalmente com a Igreja, pois a Igreja é o Corpo Místico de Cristo. Então, a partir desta história, e desta festa litúrgica, temos que:
1) Você não pode acreditar em Cristo sem acreditar na Igreja;
2) Cristo não pode ser separado da Igreja;
3) Quem ataca a Igreja ataca Cristo. E quem ama a Igreja ama Cristo.
O dia da conversão de São Paulo é 25 de janeiro. Depois disso, ele disse que considerava tudo lixo comparado a Cristo. Ele deu o resto de sua vida para espalhar o evangelho, e morreu mártir.
São Paulo, apóstolo dos gentios, interceda por nós!
Post Scriptum: Texto original escrito em espanhol e vertido ao português por Edição do Site. Texto original disponível em: Conversão de São Paulo: de perseguidor a apostólo dos gentios.
Sobre o autor: Nascido em Sevilha, em 1968. Ordenado padre em 2011. Vigário paroquial de Santa María del Alcor em Viso del Alcor (Sevilha) entre 2011 e 2014. Desde 2014 é pároco da Dulce Nombre de Maria em Bellavista (Sevilha) e quase-pároco de Santa Maria em Fuente del Rey (Dos Hermanas). Desde 2011 ele colabora como voluntário no ministério prisional da prisão de Sevilha-1. Capelão do presídio de Alcalá de Guadaira (Sevilha). Fundador de “Adelante la Fe”.