Realizou-se, no dia 25 de junho de 2016, o evento “Apelo ao Amor”, no auditório do Hospital Universitário Clemente Farias, em Montes Claros – MG. Contando com a presença de amigos e benfeitores da Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM, o encontro transcorreu em clima de intensa piedade e reflexão. O objetivo foi o lançamento do compêndio “Vinde a mim todos”, organizado pelo Sr. Paulo Vinícius Oliveira, advogado, membro da SSVM. Segundo explicado pelo autor, o texto é composto pelo resumo dos escritos referentes às revelações de Nosso Senhor Jesus Cristo à Irmã Josefa Menendez, da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus.
Às 19 horas, para iniciar as atividades, o orador do evento, Sr. Rafael Rocha, acadêmico do curso de Direito – Unimontes, tomou a palavra e convidou todos os presentes para a recitação do Santo Terço, como ordenado por Nossa Senhora em várias de suas aparições. A oração foi conduzida pelo Sr. Lucas Estefânio, jovem membro da SSVM. Todos participaram da meditação dos mistérios com notória piedade, o que testemunha mais uma vez o louvável espírito mariano do povo norte-mineiro.
Após a recitação do Santo Terço, o orador expôs de modo introdutório a história da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. No desenrolar de sua fala, apresentou exemplos atuais que explicitam o estado de crise em que vive a Igreja e consequentemente a sociedade hodierna, fato esse tantas vezes evidenciado pelo hoje emérito Bento XVI.
Num terceiro momento, o Sr. Rafael Rocha chamou para compor a mesa o Reverendíssimo Sacerdote Henrique Munaiz, S. J., sempre muito próximo das atividades promovidas pela Sociedade da Santíssima Virgem Maria. Foi ele quem deu à arquidiocese de Montes Claros a alegria do retorno da Santa Missa no rito Tridentino, após décadas de ausência. Compuseram também a mesa o Sr. João Soares de Oliveira Junior, Diretor-Presidente da SSVM, e o Sr. Paulo Vinícius Oliveira. Findos os convites, tomou a palavra o organizador do compêndio.
O Sr. Paulo Vinícius expôs com maestria o conteúdo da obra em questão (“Vinde a mim todos”), fato muito edificante. Sua conferência foi acompanhada de uma aprofundada reflexão a respeito das palavras transmitidas pela serva de Deus, que teve a honra de receber as visitas sobrenaturais de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não deixou de chamar a atenção para a necessária verdade da reparação, tão ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Com efeito, num mundo onde se alastrou um sentimentalismo exacerbado, fruto do Romantismo não combatido devidamente, corre-se o perigo de uma abordagem manca a respeito da misericórdia, tema tão ligado a essa devoção. Vem-nos à mente as palavras de Santo Tomás de Aquino (Doutor da Igreja), o qual com extrema lucidez afirmou: “Ser misericordioso é ter de algum modo um mísero coração, isto é, atingido pela tristeza à vista da miséria do outro, como se fosse a sua própria. Segue-se então que se busca fazer cessar a miséria do próximo como se fosse a sua própria; esse é o efeito da misericórdia.” [1]
Terminada a conferência, abriu-se espaço para a participação dos presentes. Todas as questões apresentadas foram sanadas pelos que compunham a mesa. Os modos alegres e expressivos do Pe. Henrique completaram com eloquência as mui embasadas respostas dadas aos que recorreram à mesa.
Finalmente, feitos os devidos agradecimentos, todos foram convidados para um agradável convivência, onde foi oferecido aos amigos e benfeitores um delicioso coquetel. Ali, as pessoas puderam adquirir a obra “Vinde a mim todos”, assim como outros materiais de piedade: Catecismo do Escapulário do Carmo, quadros religiosos e os já conhecidos pugnas, boletins distribuídos gratuitamente à população católica.
Aspectos gerais do lançamento do compêndio “Vinde a Mim todos!” (organizado pelo Sr. Paulo Vinícius Oliveira) durante o evento “Apelo ao Amor” da SSVM:
Fotos: Sr. Renato Diniz / Sr. Anderson Santos
Referência:
[1] AQUINO, Santo Tomás de. Suma Teológica. Tomo I. Questão XXI, Art. III.