Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Bom Pastor – IBP se volta para Montes Claros – MG e envia um de seus sacerdotes para proporcionar aos fiéis desta cidade e região os sacramentos e um apostolado conforme à Tradição.
Como nos anos anteriores, a Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM convidou vários fiéis da Missa Tridentina – jovens, famílias e amigos desse apostolado – para receber o Padre Leonardo Carvalho e participar com ele de uma jornada pela santificação pessoal.
Já no primeiro dia, o Padre Leonardo celebrou a Missa Tridentina no Santuário do Bom Jesus, pois iria lá para acompanhar o Pe. Gledson Eduardo. Porém, o capelão da Missa em nossa cidade teve que viajar e quis a Providência designar que, na 1ª sexta-feira de maio, “Festa da Invenção da Santa Cruz”, o Pe. Leonardo fosse o celebrante, como ele mesmo enfatizou no sermão.
Nesse dia, o padre atendeu confissões de inúmeros fiéis, antes e depois da missa, tanto que o atendimento teve que se estender para fora do santuário, já que havia chegado a hora de fechá-lo e muitas pessoas ainda desejavam se confessar. A circunstância, apesar de inusitada, reflete o zelo do sacerdote pelas almas. Interrogado depois por um dos fiéis acerca dessa situação, o padre, como que repetindo São Paulo (1ª Cor 9, 16), respondeu: “Ai de mim se eu não fizesse isso!”. Com efeito, desde a sua chegada, ele apresentou louvável solicitude para atender as necessidades dos fiéis. Registre-se, por oportuno, que, antes mesmo da primeira visita prevista em cronograma, atendeu o pedido de um casal para que abençoasse a sua filha recém-nascida, internada num hospital da cidade.
Ressalte-se, também, que foi nossa intenção promover o encontro do Pe. Leonardo com outros sacerdotes, amigos nossos, para um maior aperfeiçoamento com relação ao Rito Romano Tradicional. Fato é que os padres do IBP sempre se dispõem a fazê-lo. Inobstante a boa vontade dos sacerdotes, em virtude de suas várias atribuições e do tempo exíguo, não foi possível concretizar nosso intento desta vez. Mas não faltarão novas oportunidades.
Como já é de praxe, alguns lares católicos tiveram a graça de receber o Padre Leonardo para a entronização do Sagrado Coração de Jesus. É magnífico ver crescer essa devoção entre os fiéis católicos de nossa cidade, desejosos em ter Nosso Senhor como Rei soberano em suas casas e corações. Louvamos e agradecemos a Deus, pois a SSVM, em conformidade com a vontade do próprio Senhor Jesus Cristo, se empenha em promover essa devoção, sendo-nos por demais consolador ter sacerdotes que se disponham a nos ajudar em tal obra.
No sábado e no domingo tivemos, na sala Mãe do Bom Conselho, um evento com o tema “A Santificação pessoal e os meios para se santificar”. Com excelentes conferências e sermões, o padre orientou os fiéis presentes sobre a importância e os meios de se buscar a santidade, deixando claro que “somos todos chamados a ser santos…”. E, se um dos meios mais eficazes para se alcançar a santidade são os sacramentos, o Padre Leonardo foi exemplar fiel de suas próprias palavras, ao não medir esforços em atender confissões ao longo de todo o evento, buscando mesmo se certificar se mais alguém precisava do sacramento. Ademais, ao celebrar a Missa Tridentina nos 3 dias em que esteve na cidade, possibilitou aos fiéis a recepção do mais excelso dos sacramentos da Igreja: a Santíssima Eucaristia; nesses dias, aliás, os que comungaram o Corpo e Sangue de Cristo puderam fazê-lo em reparação ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.
De todo o ensinamento do padre, destacamos o seguinte: a conformidade com a vontade divina. Eis o caminho que, infalivelmente, conduz à santidade. É dizer, se Deus quer, e nos ordena (Mt 5, 48; 1 Pd 1, 16) que sejamos santos e perfeitos, é pela conformação de nossa vontade com a d’Ele que melhor cumpriremos esse mandamento. “Se Deus quer, eu quero”. E se ainda não quero como Ele quer, que Ele próprio aperfeiçoe o meu querer.
Entre conferências e sermões, Santas Missas e confissões, tivemos ainda a récita do Santo Terço e a consueta convivência salutar e fraterna entre os presentes. Não podemos deixar de mencionar que oportunamente alguns participantes adquiriram a obra “A Mulher e a Serpente” – do Padre Júlio Maria de Lombaerde (recentemente lançada pela SSVM); ademais, foi anunciado o início da campanha para a aquisição de um terreno, que viabilizará a construção de um espaço propício para eventos como esse: a “Chácara Mãe do Bom Conselho”.
Por fim, o Padre Leonardo ministrou a benção neo-sacerdotal [1] a todos os que a desejaram (inclusive às crianças), a bênção matrimonial em alguns casais e ainda bênçãos em objetos trazidos pelos fiéis. Finalizando o evento, o presidente da SSVM, Sr. João Junior, visivelmente emocionado, dirigiu palavras de agradecimento ao sacerdote, o qual, de sua parte, agradeceu a recepção e hospitalidade do povo norte-mineiro, pediu orações por ele e pelo Instituto Bom Pastor, e se comprometeu a rezar pelo nosso apostolado.
Agradecemos a todos os fiéis que estiveram presentes e puderam desfrutar desse sublime evento e colher frutos espirituais de tão elevado grau para suas vidas. Foi, de fato, uma grande graça para aqueles que amam a Tradição. Agradecemos, de modo especial, à família anfitriã do sacerdote, que, recebendo-o de modo cordial, pôde dispensar-lhe o carinho e o tratamento que todos nós desejaríamos oferecer.
E, por fim, mais uma vez agradecemos ao Instituto Bom Pastor por atender nosso pedido filial. Bendito seja Deus por esse apostolado, o qual parece concretizar, na ação zelosa de seus padres, as impactantes palavras que São Luís Maria Grignion de Montfort proferiu em seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria [2], palavras que aqui nos ocorre citar, a título de encerramento deste texto:
[…] Mas quem serão esses servidores, escravos e filhos de Maria? Serão ministros do Senhor, ardendo em chamas abrasadoras, que lançarão por toda parte o fogo do divino Amor… Serão filhos de Levi, bem purificados no fogo das grandes tribulações, e bem colados a Deus, que levarão o ouro do amor no coração, o incenso da oração no espírito, e a mirra da mortificação no corpo e que serão em toda parte para os pobres e os pequenos o bom odor de Jesus Cristo… Serão verdadeiros apóstolos dos últimos tempos, e o Senhor das virtudes lhes dará a palavra e a força para fazer maravilhas e alcançar vitórias gloriosas sobre seus inimigos; dormirão sem preocupações, no meio dos outros padres, eclesiásticos e clérigos, “inter medios cleros” (Sl 67, 14) e, no entanto, possuirão as asas prateadas da pomba, para voar, com a pura intenção da glória de Deus e da salvação das almas, aonde os chamar o Espírito Santo, deixando após si, nos lares em que pregarem, o ouro da caridade que é o cumprimento da lei (Rm 13, 10) […]
Abaixo, algumas fotos do evento:
Espaço em branco
Post Scriptum: Aos que puderem nos ajudar a cobrir os gastos deste e de outros eventos semelhantes que, sendo vontade de Deus, virão num futuro breve, contribuam conosco pela chave Pix: 19672784000122.
Referências e Notas:
1. Bênção ministrada por um sacerdorte, ao longo do primeiro ano de sua ordenação, que confere indulgência plenária ao fiel que a recebe com as devidas disposições.
2. MONTFORT, S. Luís Maria Grignion de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Petrópolis: Editora Vozes, 44ª ed., 2014, p. 60-62.