O grupo de Estudos “Fraternitas Sancta Dei Génetrix” (formado pelos jovens Igor, Maria, Rosane e Schauana), de Lucas do Rio Verde – MT, reuniu-se para o estudo do livro “A Mulher e a Serpente” (SSVM, 2023) por várias semanas. Com efeito, o livro apresenta-se como ótima oportunidade para grupos interessados em um primeiro contato com a Mariologia e a Apologética.
Em consenso, os membros manifestaram ter apreciado a leitura do livro, que foi de grande proveito para reforçar os conhecimentos e dogmas sobre Nossa Senhora por eles já conhecidos; por exemplo, a veneração a Santíssima Virgem e a Imaculada Conceição.
De fato, Nossa Senhora, preservada do pecado original, escolhida de Deus para ser esposa do Espírito Santo e Mãe de Jesus, estando dessa forma íntima e profundamente ligada à Santíssima Trindade, dedicando-se inteiramente a servir a Deus, tornou-se o lírio de pureza.
A Virgem não teve outros filhos, mantendo sua integridade em todos os aspectos, como fica muito claro nas passagens bíblicas em que Jesus dá Maria por mãe da humanidade e apresenta São João, que representa todos os homens, por seu filho, sendo-lhe confiada a interseção e proteção dela; e nele, para todos os seus amados.
Quanto ao capítulo “Se devemos orar para Nossa Senhora” (de particular interesse para os estudantes), eles constataram que não há óbice de que deve ser feito, pois Deus escolheu Maria entre todas as mulheres, sendo que o anjo a saudou: “Ave, cheia de graça! O Senhor é convosco!”, e seu filho afirma: “Eis a vossa Mãe”. Maria sempre foi modelo de virtudes apontando para a vontade de Deus e de Jesus, o Deus humanado: “façam tudo o que Ele vos disser”, ajudando-nos a seguir na caminhada e buscar a salvação eterna.
Desse modo, o grupo de estudos indica o livro para todos que buscam iniciar e aprofundar seus conhecimentos sobre a Igreja de Cristo e sua Venerável Mãe.