Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

NOSSA SENHORA, MÃE DO BOM CONSELHO DE GENAZZANO – PADROEIRA DA SSVM

O dia 26 de abril é dedicado à Nossa Senhora sob o título de Mãe do Bom Conselho. A primeira Missa celebrada no Brasil (Terra de Santa Cruz) aconteceu exatamente no dia 26 de abril em honra à Mãe do Bom Conselho. Mas é em Genazzano, na Itália, onde a imagem se apresenta de maneira portentosa, um afresco, depois de viajar pelos ares da Albânia à Itália mantém-se milagrosamente suspenso no ar há mais de 5 séculos.
Tempo Estimado de Leitura: 12′

NOSSA SENHORA, MÃE DO BOM CONSELHO DE GENAZZANO – PADROEIRA DA SSVM

O dia 26 de abril é dedicado à Nossa Senhora sob o título de Mãe do Bom Conselho. A primeira Missa celebrada no Brasil (Terra de Santa Cruz) aconteceu exatamente no dia 26 de abril em honra à Mãe do Bom Conselho. Mas é em Genazzano, na Itália, onde a imagem se apresenta de maneira portentosa, um afresco, depois de viajar pelos ares da Albânia à Itália mantém-se milagrosamente suspenso no ar há mais de 5 séculos.
Tempo Estimado de Leitura: 12′

O dia 26 de abril é dedicado a Nossa Senhora sob o título de Mãe do Bom Conselho. A primeira Missa celebrada no Brasil (Terra de Santa Cruz) aconteceu exatamente no dia 26 de abril em honra à Mãe do Bom Conselho. Mas é em Genazzano, na Itália, onde a imagem se apresenta de maneira portentosa: um afresco com a imagem piedosa da Virgem Maria com o Menino Jesus, depois de viajar pelos ares, da Albânia à Itália, mantém-se milagrosamente suspenso no ar há mais de 5 séculos.

TRADIÇÃO POPULAR
Reza a tradição que a imagem venerada em Genazzano se destacou de uma igreja de Scutari, cidade da Albânia, para chegar a Genazzano no dia 25 de abril de 1467. A tradição, antiga e constante, que tem as suas raízes na crença comum de dois povos: o povo de Scutari e o de Genazzano. Acompanharam Nossa Senhora na sua viagem dois albaneses e, em Genazzano, durante séculos duas famílias de origem albanesa reconheceram-se como descendentes daqueles dois sortudos peregrinos. Esta tradição ainda hoje está particularmente viva entre os albaneses que, na confluência dos rios Bojana e Drini, fora de Scutari, situam a localização exacta da antiga igreja da Virgem Maria de onde voou a Santa Imagem. Esta tradição explica a devoção muito especial dos albaneses à Mãe do Bom Conselho, as suas frequentes peregrinações a Genazzano e a sua oração incansável: «Volta, regressa, ó piedosa Mãe, regressa depressa à Albânia».

É assim que o Padre De Orgio resume a tradição:

Na tão famosa cidade de Scutari, na Albânia, cidade hoje chamada de Iscodar pelos turcos, que, além de ser uma cidade muito antiga, também já foi palácio e residência dos grandes reis da Ilíria, como atesta Plínio, ali em um venerava-se o templo mais devoto, e adorava-se esta santíssima e portentosa Imagem, que é agora o tema luminoso e encantador de toda esta valiosa História. Ali ela era o doce e amável objeto de veneração e ternura não só daqueles cidadãos, mas também dos estrangeiros. Ali eles se reuniram para orar e humilhar seus votos mais fervorosos à grande Imperatriz Celestial nas suas necessidades mais extremas e relevantes. E sob seu augusto e poderoso patrocínio, o muito famoso e renomado Príncipe Castriotto, último Senhor e Governante da Albânia, chamado por outros de o formidável Scanderbeg, sustentou por quase vinte ou mais anos uma guerra muito contínua contra os ousados ​​Otomanos, mantendo-os sempre para trás. seu Domínio real, e sempre triunfando gloriosamente sobre eles, até que no final do ano de 1466. que foi precisamente o ano anterior à partida desta Imagem Sagrada de Scutari ele adoeceu, e no início do ano novo seguinte placidamente, e morreu de morte natural em seu próprio palácio, homenageado com palmas e vitórias. […] até hoje naquela Cidade subjugada aquele Templo, embora parcialmente arruinado, é preservado onde residia esta Prodigiosa Imagem. É verdade que os contumazes turcos fizeram um esforço, quando em 1467 conquistaram a Albânia, e o infeliz Scutari, para reduzir esta Igreja, como todas as outras, a uma mesquita: mas nunca conseguiram ter sucesso […]. Destes e de outros eventos portentosos semelhantes, muitas e muitas testemunhas poderiam ser produzidas: uma vez que toda a diligência foi usada para reunir daqueles poucos cristãos bons e fiéis que permaneceram em Scutari, as informações mais distintas e verdadeiras que poderiam ser obtidas: mas o autor de esta História contenta-se em relatar aqui apenas uma carta escrita no mês de julho do ano de 1745 ao Ilustríssimo Signor Giovan Battista Medin em Roma, e um certificado em última análise com todas as solenidades realizadas na própria Roma pelo Signor Niccola di Antonio Cambsi, nobre da cidade de Scutari e Superintendente das nove Igrejas dos Missionários Apostólicos da Albânia; onde se pode ver o estado atual da referida Igreja, os ataques sacrílegos e ímpios perpetrados pelos turcos, os milagres com que Deus com o seu braço mais poderoso e formidável defendeu o referido Templo de Maria; e também podem ser vistos outros acontecimentos, dignos de memória eterna e reflexão singular.

A IMAGEM DA MADONNA
A Imagem da Mãe do Bom Conselho é um encantador afresco do século XV. Não é possível dar uma definição estilística exata, mas é impossível negar o seu encanto oriental particular, típico da tipologia bizantina da Madona da Ternura.

No século XVIII, o padre peruano Francisco Xavier Vasquez escreveu: «…fixamos imediatamente o olhar na bela imagem. Sua beleza captura corações. Sua aparência às vezes é alegre, às vezes triste. E às vezes é visto como rosa inflamado. O rosto muito bonito pode ser comparado ao Paraíso, por isso desde o início da Aparição foi chamado de Santa Maria del Paradiso.”

A imagem da Mãe do Bom Conselho apresenta Maria que, com um gesto afetuoso, inclina a cabeça para o Filho, que por sua vez a abraça com amor, rosto colado; com o braço direito envolve o pescoço da Mãe e com a mão esquerda agarra o decote do vestido. Ambos estão cobertos por um único manto que, saindo da cabeça da Virgem, cai quase sem dobras sobre os ombros de ambos. A cor da pelagem é o resultado de uma mistura de cores bem sucedida, onde domina um verde muito claro. A Virgem usa vestido verde-azulado, com orla que lembra o manto, e decote claro que contorna seu pescoço. O vestido da criança é vermelho, sinal da sua verdadeira humanidade assumida pelo ventre sagrado da Virgem Mãe. O efeito das várias cores é perfeito. Dois halos circundam a cabeça, emoldurados pela íris. Seus rostos revelam uma doçura infinita. O da Mãe é um oval perfeito, com olhos intensamente expressivos, sobrancelhas muito tênues, boca e nariz bem desenhados, cabelos castanho-loiros ondulados divididos em duas faixas. O rosto do Filho é rosado e arredondado, com olhos muito vivos, cabelos pouco visíveis na testa larga. Abraçado com amor pela Mãe, revela, no entanto, uma resoluta majestade divina.

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

Gloriosíssima Virgem Maria, escolhida pelo Conselho Eterno para ser Mãe do Verbo Humanado, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais indigno dos vossos servos, a Vós recorro, para que Vos digneis de ser o meu guia e conselheira neste vale de lágrimas. Alcançai-me, pelo preciosíssimo Sangue de vosso Divino Filho, o perdão de todos os meus pecados, a salvação da minha alma e os meios necessários para obtê-la. Alcançai, também, para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do Reino de Jesus Cristo por todo o mundo. Amém.

Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.



Fonte: https://www.madredelbuonconsiglio.it/

Maria Sempre!

Compartilhe e ajude-nos a evangelizar:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Seja benfeitor!
Ganhe um livro!

Uma defesa bíblica da Devoção à Virgem Santíssima.

Estamos distribuindo exemplares entre nossos benfeitores. Aos que desejarem contribuir com essa preciosa obra de apostolado e apologética, e receber, como brinde, um exemplar do livro, pedimos, generosamente, uma doação a partir de R$ 37,00, através da chave pix 19672784000122. Enviamos para todo o Brasil, sem custo adicional. Caso queira esclarecer  alguma dúvida, entre em contato pelo Whatsapp, clicando aqui.

Deixe seus dados que entraremos em contato, assim que recebermos a confirmação de sua doação.