Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Retiro Espiritual – SSVM

Nos dias 26 e 27 de junho de 2021, no Sítio Stela Maris, em Montes Claros-MG, realizou-se mais um retiro espiritual da SSVM.
Tempo Estimado de Leitura: 7 minutos

Retiro Espiritual – SSVM

Nos dias 26 e 27 de junho de 2021, no Sítio Stela Maris, em Montes Claros-MG, realizou-se mais um retiro espiritual da SSVM.
Tempo Estimado de Leitura: 7 minutos

“O homem é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus Nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma.” (Santo Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, 22)

Inspirados pelo desejo de recolhimento e oração, membros e amigos da SSVM participaram de um retiro espiritual, nos dias 26 e 27 de junho, no Sítio Stela Maris, em Montes Claros-MG.

Confissões antes
da Santa Missa

O retiro teve início na tarde de sábado, com a récita do santo terço em procissão, seguido de duas breves conferências do Diretor-Presidente da SSVM, Sr. João Soares de Oliveira Junior, sobre Introdução à Meditação Católica e a Sagrada Comunhão, ambas intercaladas com exercícios de meditação. Logo em seguida, enquanto alguns se preparavam para a comunhão na Santa Missa, o Cônego Michel Valério atendia confissões antes da celebração no rito tradicional, da qual participaram, além dos retirantes, também outros convidados. Após a Santa Missa, os fiéis tiveram um momento de convivência, ao mesmo tempo em que apreciaram uma breve refeição.

Santa Missa Tridentina

Adentrando o período noturno, os retirantes ouviram uma pregação em áudio com o tema Cumpre viver como se pensa, de um sacerdote, amigo e benfeitor da SSVM, preparada exclusivamente para o retiro. Em seguida, foram convidados a participar de um momento de reflexão e partilha, ao redor de uma fogueira, providenciada num lugar à parte. Para iniciar essa atividade, um dos retirantes leu em alta voz relatos sobre a vida dos santos, e logo após a palavra foi franqueada aos demais. Esse momento foi bastante proveitoso, pois, enquanto uns partilharam suas impressões sobre a pregação ouvida e sobre as lições dos santos, outros expuseram verdadeiros testemunhos de vida, tornando essa uma das atividades mais edificantes do retiro. Esse edificante momento foi ainda favorecido por um delicioso e propício chocolate ao rum, preparado generosamente por duas participantes auxiliares, benfeitoras da SSVM.

Para encerrar as atividades do primeiro dia, foi feita a oração das Completas[1]. A seguir, os retirantes foram despedidos para o repouso noturno.

Momentos de reflexão individual

No domingo, as atividades tiveram início bem cedo, com a oração das Laudes[2], seguida pela récita do Santo Terço. Ao longo do dia, foram-se sucedendo conferências sobre temas específicos da vida espiritual, subsidiadas por materiais de apoio, e intercaladas por momentos de reflexão individual, com o propósito de os retirantes anotarem suas considerações pessoais e também firmarem resoluções para sua caminhada cristã. Os temas das conferências foram: A Ação da Graça na Vida Espiritual, Questões sobre a Meditação Católica e a Verdadeira Devoção Mariana, e Santidade e Vocação. Houve ainda, pouco antes do meio-dia, um tempo reservado para que cada retirante, em lugar isolado dos demais, fizesse uma adoração eucarística[3].

Por volta das 17 horas, o Sr. João Junior e demais membros dirigiram os momentos finais do evento, dando conselhos aos retirantes e explanando sobre os trabalhos de apostolado da SSVM. Na ocasião, oportunizou-se aos demais participantes que externassem suas impressões sobre o retiro. E para encerrar oficialmente o evento, todos entoaram o canto Salve Regina, em honra à Virgem Santíssima, Mãe do Bom Conselho.

Louvamos e bendizemos a Deus pela exitosa realização de mais um retiro, ainda que em meio às restrições impostas pelo contexto pandêmico que estamos perpassando.

Glorioso São José, Patrono da SSVM

Abaixo, seguem os relatos de alguns dos retirantes:

“Se se faz necessário silenciar o mundo a nossa volta e as nossas próprias agitações para ouvirmos a voz de Deus, fato é que este retiro idealizado e organizado pela SSVM pôde conduzir os participantes justamente neste sentido. As conferências, as meditações, o Santo Rosário e a Santa Missa no Rito Tradicional conduziram-nos inevitavelmente ao maior recolhimento interior, oportunidade em que, contrastando a nossa miséria com a graça de Deus, fomos levados a refletir sobre as nossas fraquezas a ponto de tomarmos firmes resoluções de que, com a graça e o progresso na vida espiritual, poderemos vencê-las. Tudo para maior glória de Deus.” Luiz Gustavo

“Eu sempre tive muita dificuldade em ter disciplina para me interiorizar, sempre procrastinando com uma coisa ou outra e no final do dia, não tinha feito nada. A experiência do retiro de certa forma me forçou a fazer os exercícios de meditação que eu tanto procrastinava. Eu sempre achava que para me sentir íntimo com Deus, necessariamente deveria ser uma pessoa fervorosa em oração, que consegue rezar por horas, mas mesmo eu, na minha humilde miséria de não conseguir me concentrar para fazer uma oração, Deus fez-se presente em meu coração. E após toda essa experiência, quero ser firme em alimentar essa intimidade com Deus.” Alexandre Alves

“Na verdade, acredito que não só para mim, mas para todos foi muito proveitoso. É muito bom viver certas coisas que sabemos que muitos santos também viveram, como é o caso de orações em latim, meditação e um retiro espiritual. Pois certamente estas práticas contribuíram para a santificação desses homens e mulheres de Deus. Além disso, foi uma oportunidade de ouro por nos tirar da rotina, já que vivemos em um século corrido e que tantas vezes nos tira o silêncio e a paz; passar um final de semana com pessoas de boa vontade e que buscam a Deus foi certamente incrível. Muito obrigado.” João Vittor Vieira

“A priori, vale salientar quanto à experiência do retiro proposto, a reserva selecionada do número de pessoas, o que tornou para mim mais confortável e proporcionando melhores tempos de reflexão e convívio. Os temas propostos também foram de suma importância devido a não serem temas aleatórios. Temas básicos e de suma importância para a o católico que busca a vida interior, como a ação da Graça, o Pai-Nosso, a importância da preparação e dignidade da Santa Missa, a Santíssima Virgem Maria, a Eucaristia. Temas sucintos e diretos, introduções de proposta para meditação nas conferências que não ficaram cansativos, mas ao contrário, serviu como real suporte para a meditação, e não de forma simplesmente “conteudista”. Vale também dizer sobre o sítio no qual nos encontrávamos, que é belíssimo. As refeições também muitíssimo boas. Gostosas, diferenciadas e criativas. Não sei se, de maneira intencional, fora pensado em ser um retiro propriamente para moços e senhores. Mas, na minha opinião, tornou com que ficássemos mais confortáveis, dispostos e sem muitas distrações. E em maneira alterosa, elogio a grande satisfação de termos a Santa Missa no rito tradicional da Santa Igreja. Mediante o exposto, parabenizo à SSVM pela promoção do retiro, e rezo para que a Virgem lhes consiga as graças necessárias para a santificação dos trabalhos da Sociedade.” Jefferson Perez

“Eu posso dizer sobre o retiro, uma experiência pessoal de grande valor, que é nítido para mim o quão benefício foi, e os frutos que foram, estão sendo, e ainda serão colhidos mediante as sementes plantadas no retiro proposto pela SSVM na minha vida, para um progresso e a cada dia me tornar um bom católico. De modo geral, todo o retiro foi esplêndido, mas vale ressaltar alguns pontos que eu particularmente tive maior impacto, como: os temas das conferências e, por conseguinte, as meditações propostas, de cada uma pude tirar proveito de algo específico e pessoal, de como progredir na vida espiritual, em intimidade com Deus, com Nossa Senhora, e maior amor à Santa Igreja de Cristo. Assim como a interação que todo o grupo teve e nos mantivemos em harmonia, por estarmos buscando o mesmo ideal, isto é, a Deus. Além de todos os colaboradores e conferencistas empenhados para que desse certo e fosse o melhor retiro possível, o que de fato, tiveram bom êxito.  E também não poderia deixar de mencionar o ambiente que foi extremamente favorável para a oração, pela beleza e tranquilidade, as refeições, os momentos de interação do grupo, como na fogueira, que particularmente gostei bastante, e também o fato de ter tido a Missa Tridentina dentro do retiro foi magnífico. Portanto, termino dizendo que, como um todo o retiro foi de grande importância, e após ele muito em mim mudou, e principalmente no estabelecimento do plano de propósito, da intimidade com Deus e tornando pouco a pouco, a cada dia, mais sólida a vida de oração. Maria sempre!” Vinícius Carvalho

Conferência do Sr. João Junior: Meditação Católica
Conferência do Sr. João Junior: Meditação Católica
Conferência do Sr. João Junior: Meditação Católica
Procissão pelo sítio
Procissão pelo sítio
Procissão pelo sítio
Conclusão do Santo Terço, genunflexos ante o Crucifixo
Conclusão do Santo Terço, genunflexos ante o Crucifixo
Conclusão do Santo Terço, genunflexos ante o Crucifixo
Oração do Terço antes da Santa Missa
Oração do Terço, antes da Santa Missa
Oração do Terço antes da Santa Missa
Escuta de pregação em áudio, exclusiva para o retiro
Escuta de pregação em áudio, exclusiva para o retiro
Escuta de pregação em áudio, exclusiva para o retiro
Leitura da vida dos santos e partilha ao redor da fogueira junina (foto ilustrativa)
Leitura da vida dos santos e partilha ao redor da fogueira junina (foto ilustrativa)
Leitura da vida dos santos e partilha ao redor da fogueira junina (foto ilustrativa)
Oração das Laudes
Oração das Laudes
Oração das Laudes
“Sigamos a Cruz”
“Sigamos a Cruz”
"Sigamos a Cruz"
Sr. Helmer Ézion explanando sobre a Graça
Sr. Helmer Ézion explanando sobre a Graça
Sr. Helmer Ézion explanando sobre a Graça
Sr. Paulo Vinícius explanando sobre Santidade e Vocação
Sr. Paulo Vinícius explanando sobre Santidade e Vocação
Sr. Paulo Vinícius explanando sobre Santidade e Vocação
Preparação para a 2ª parte da conferência sobre a Meditação Católica
Preparação para a 2ª parte da conferência sobre a Meditação Católica
Preparação para a 2ª parte da conferência sobre a Meditação Católica
Conclusão do Rosário, tarde de domingo
Conclusão do Rosário, tarde de domingo
Conclusão do Rosário, tarde de domingo
Nossa Senhora, Sede da Sabedoria
Nossa Senhora, Sede da Sabedoria
Nossa Senhora, Sede da Sabedoria
Participantes do Retiro SSVM 2021
Participantes do Retiro SSVM 2021
Participantes do Retiro SSVM 2021

Notas:

1.   Última oração da Liturgia das Horas.

2.  Primeira oração da Liturgia das Horas.

3.  Trata-se da adoração remota, feita quando não se está diante de Jesus Eucarístico. Os membros da SSVM são encorajados a fazer, ao menos, 15 minutos de adoração diária ao S.S.

Nota da Edição do Site: A opinião dos articulistas não reflete necessariamente a posição da Sociedade da Santíssima Virgem Maria.

Maria Sempre!

Compartilhe e ajude-nos a evangelizar:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + treze =

Seja benfeitor!
Ganhe um livro!

Uma defesa bíblica da Devoção à Virgem Santíssima.

Estamos distribuindo exemplares entre nossos benfeitores. Aos que desejarem contribuir com essa preciosa obra de apostolado e apologética, e receber, como brinde, um exemplar do livro, pedimos, generosamente, uma doação a partir de R$ 37,00, através da chave pix 19672784000122. Enviamos para todo o Brasil, sem custo adicional. Caso queira esclarecer  alguma dúvida, entre em contato pelo Whatsapp, clicando aqui.

Deixe seus dados que entraremos em contato, assim que recebermos a confirmação de sua doação.